Receita de atum com molho oriental e penne limão

Muitas vezes a gente vai num restaurante e adora tanto um prato que ficaria muito feliz de aprender aquela receita para poder repetir em casa, não?!
Mas muitas dessas receitas acabam sendo muito difíceis, cheias de técnicas de preparo e impossíveis de serem recriadas por quem quer que seja, que não seja um cozinheiro!
Foi ai que eu e a Mari Marcato minha amiga e primeira aluna de cozinha, tivemos uma idéia para a coluna de gastronomia do blog dela. Pegar os pratos favoritos dos restaurantes badalados de São Paulo e criar modos de preparo para eles mais fáceis e práticos. A idéia é matar aquele desejo e treinar as habilidades básicas de cozinha. Além de impressionar os convidados, claro!

O escolhido desse mês foi o Atum com molho oriental e penne limão do Restaurante Spot. A coluna completa você acompanha no blog da Mari, onde além de gastronomia ela fala sobre moda, viagens e lifestyle! Corre que tem muita coisa bacana por lá :)

Atum ao molho oriental com penne limão

Para 2 pessoas

Ingredientes
2 postas de atum
Sal e pimenta de reino a gosto
Azeite de oliva extra virgem a gosto
Para o molho oriental:
½ xic de vinagre de arroz
½ xic de molho shoyo
1 colher (chá) de gengibre ralado
½ colher (café) de óleo de gergelim
Para o penne:
250g de penne grano duro
500ml de creme de leite fresco
raspa de 1 limão siciliano
2 colheres (sopa) de parmesão ralado
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo
Para o molho de limão coloque o creme de leite em uma panela, junte as raspas de limão e o parmesão ralado. Leve em fogo meio até começar ferver. Abaixe o fogo e deixe reduzir até ficar levemente encorpado mexendo de vez em quando.
Para o molho oriental junte todos os ingredientes, misture e reserve.
Aqueça uma frigideira coloque um fio de azeite e sele o atum já temperado com sal e pimenta dos dois lados. O ponto do atum é importante. Deixe ele mal passado se não ficará muito duro.
Cozinhe o penne em água fervente e abundante com sal. Junte ao molho aquecido.
Sirva o atum grelhado acompanhado do penne com o molho oriental num potinho separado.

Ficará maravilhoso! Tenho certeza que todos irão adorar!

Beijos :*