Do Maranhão ao Ceará | Paradas gastronômicas em meio aos pontos turísticos

Lagoa Bonita - Lençois Maranhenses

Lagoa Bonita - Lençois Maranhenses

Entre os estados do Maranhão e do Ceará uma coisa que existe em comum é a presença das dunas. Que com as chuvas formam lagoas cristalinas e paisagens de deixar qualquer um de queixo caído.

Mas apesar das paisagens maravilhosas, cada canto turístico esconde uma experiência gastronômica que você não pode deixar de provar!

MARANHÃO

Lagoa bonita - Depois de subir uma duna que exige todo o seu esforço físico, você se depara com um visual inacreditável. É uma imensidão de dunas e lagoas numa paisagem indescritível. Mas depois de andar, nadar nas lagos e ver o pôr do sol. As moças nas barraquinhas no pé das dunas preparam a melhor tapioca com leite condensado e coco que eu já comi. A tapioca preparada artesanalmente tem outro gosto, diferente dessa industrializada que estamos acostumados a comer. Fresquinhas e macias, não dá pra comer uma só!

hum, tapioquinha.

hum, tapioquinha.

Atins - Um vilarejo que fica a 2h de barreirinhas pelas dunas. Lá comemos acho que o melhor prato da viagem. Um camarão com molho de urucum e feijão de corda cozido no leite de coco. Quando eu fiquei sabendo que esse ia ser o menu do dia, já nem queria saber mais das dunas, queria logo a hora do almoço! O restaurante é o da Luzia, o mais famoso da região.

Camarão de Atins.

Camarão de Atins.

PIAUÍ

Praia do Coqueiro - Luís Correia, PI.

Praia do Coqueiro - Luís Correia, PI.

Praia do Coqueiro - O litoral do Piauí é lindíssimo! Estávamos de passagem na viagem de 6h do Maranhão para o Ceará e paramos para almoçar no restaurante* que nosso guia disse ser o melhor da região. E de fato estava muito bom!
Pedimos um camarão ao molho de coco. É tipo uma moqueca mas não leva azeite de dendê e além de pimentões ele vêm com outros legumes, como batata, cenoura e vagem. Eu adorei!

*Aimberê Eco Resort - Praia do Coqueiro, Luís Correia - PI.

Camarão ao molho de coco.

Camarão ao molho de coco.

CEARÁ

Lagoa Azul - Jericoacoara, CE.

Lagoa Azul - Jericoacoara, CE.

Lagoa Azul - A lagoa é imensa, difícil acreditar que se forma pela água das chuvas. Almoçamos, relaxamos nas redes e tomamos sol. Mas o que eu não parava de falar depois, era do pudim.

O pudim no restaurante que fica na beira da Lagoa Azul.

O pudim no restaurante que fica na beira da Lagoa Azul.

Tatajuba - O pico alto do passeio para a lagoa da Tatajuba é quando o garçom do restaurante chega com um cardápio ao vivo. Duas opções de peixes pescados na hora para você escolher qual vai para a grelha! Acompanha baião de dois e farofinha.

Tatajuba - Camocin, CE.

Tatajuba - Camocin, CE.

Nossa, fiquei com fome!
Não vejo a hora de testar alguma dessas delícias.

beijos :*