Como não ter preguiça de cozinhar?

Durante esse ano todo dei muitas aulas, escrevi muitas receitas para sites, blogs, revistas e gravei vídeos para meu canal no youtube e aqui para o Baobbá. Escolhi essas receitas meio que aleatoriamente, sabe?! Sem nenhum critério específico. Me baseava em que eu gosto e pronto, não baseado em algo maior.

Outro dia me peguei um pouco desanimada e olhando para essas receitas sem sentindo sem intenção, vendo-as como apenas receitas, sem nenhum conteúdo que pudesse passar algo a mais para as pessoas. Então peguei todas elas e resolvi procurar o que ali o que tinha em comum, o que indiretamente eu dizia quem eu sou e o que eu quero passar quando ensino uma receita.

E a coisa mais em comum em todas elas é que são receitas fáceis, que não dão trabalho algum, tem sabor, quase sem ingredientes industrializados e ainda evitam pouca louça para lavar depois. Para mim o importante quando passo uma receita é que as pessoas vão fazer depois, não quero que elas só achem bonitas.

Pensando nisso conto aqui meus segredos para não ter preguiça de cozinhar no dia a dia e fazer receitas fáceis, gostosas e com o que você tem dentro da geladeira!

1. Comece olhando o que você tem dentro da geladeira

Antes de pensar em ir ao mercado, veja o que tem dentro da sua geladeira. As vezes você pode bolar um prato super gostoso com o que você tem ali mesmo. Escolha um ingrediente como principal (procure escolher pelo que pode estragar mais rápido, afinal nesse processo uma das coisas principais é evitar o desperdício, certo?) e pense: em que prato estaria esse ingrediente?

Por exemplo: Olho minha geladeira e vejo: tomates cereja, uma abobrinha meio murcha e meia berinjela. Elejo eles e penso que poderia fazer um cuscuz marroquino com esses legumes grelhados! Legal, tenho cuscuz? Não  Vamos mudar para massa! Tenho espaguete? Tenho! (Uhuuu) Parmesão? Tenho! Ah mas acho que queria uma proteína, não sou vegetariana e as vezes faço questão. Ah tem uma linguicinha calabresa aqui no freezer, vou colocar! Pimenta? Tenho! Azeite? Tenho! Temperinhos? Orégano, combina! Perfeito, borá pra cozinha! 

2. Concentre tudo no mínimo de panelas que você conseguir

Produzir pouca louça anima no final! Quando você termina de cozinhar e olha para a pia e não está aquele caos, é um dos segredos para não ter preguiça nas próximas vezes que você for para a cozinha.

No Espaguete com legumes vamos precisar de 2 panelas, uma para grelhar os legumes e outra para a massa. A dica é colocar a massa depois de pronta na panela de legumes que está mais suja e não ao contrario, ai uma das panelas fica mais fácil de lavar pois só tinha água e sal!

3. Enquanto cozinhe vá lavando e arrumando.

Crie o habito de enquanto as coisas estão ficando prontas você já vai dando aquela geral esperta. Uma colher a mais que você usou, a panela que você não vai usar mais etc. Deixe o mínimo necessário para lavar depois de fazer a refeição. Juro, isso anima de verdade!

Com essas três dicas acredito que não vai ter tempo ruim na sua cozinha. Até porque estamos falando de desperdício de alimento, uma das questões mais importantes e que deveríamos prestar mais atenção em casa!

Na Baobbá, a gente tem feito isso nos nossos almoços coletivos, cada um leva o que está sobrando de casa pegamos tudo e montamos um almoço sempre incrível só usando a criatividade. Mas acho que isso é pauta para um novo texto né?!

Logo conto para vocês!

Espero que tenham gostado me contem como vocês fazem para tornar a cozinha mais fácil também. Vou adorar saber e aumentar essa listinha ai em cima!

Super beijo!

Paula Belleza, chef de cozinha e cozinheira nas horas vagas. Não joga comida no lixo e fica feliz em ver as pessoas comerem.