10 ideias para deixar o seu aperitivo muito mais descolado

Presunto cru com queijo de cabra.

Presunto cru com queijo de cabra.

Eu adoro montar um aperitivo super gostoso quando recebo pessoas em casa. Principalmente quando são amigos queridos, assim consigo ficar mais livre para conversar e não, tanto tempo na cozinha. Essa é uma ótima idéia, mas para impressionar você terá que ousar! E para isso, montei um top 10 idéias que vão deixar o seu aperitivo super cool!

1. Queijos - Opte por pedaços menores, mas coloque vários tipos. Faça combinações entre os mais diferentes e coloque-os numa tábua de madeira bonita. Pode montar pares, como este da foto. Para o queijo brie ou camembert que são queijos moles fica super gostoso servir com alguma geleia ou mel, se você encontrar favo de mel então, fica melhor ainda.

Queijo brie e parmesão com mirtilos frescos.

Queijo brie e parmesão com mirtilos frescos.

2. Frios - Os melhores frios para aperitivos são os de sabores mais fortes, como: presunto cru, salame, copa, lombinho e mortadela italiana. Os mais tradicionais como presunto e peito de peru deixe para o lanche de todo o dia. Para servir arrume num prato todos os frios, não precisa ser muito certinho, está ótimo.

3. Frutas - As frutas são ótimas para trazer frescor e para contrastar com o sabor forte dos queijos e dos frios. As que mais harmonizam são: melão, abacaxi, as uvas, frutas vermelhas e figos frescos. Uma ótima ideia é o antepasto de presunto cru com melão orange, fitas de pepino e frutas vermelhas, maravilhoso!

Antepasto de presunto cru com melão orange, fitas de pepino e frutas vermelhas.

Antepasto de presunto cru com melão orange, fitas de pepino e frutas vermelhas.

4. Legumes - É fundamental oferecer opções saudáveis para seus convidados. Corte palitinhos de cenoura, salsão ou pepino, e coloque em copinhos com sal grosso. Faça umas tigelinhas de queijo cottage com tomate cereja cortados ao meio, tempere com azeite, sal e manjericão, fica uma delícia. Escolha ingredientes frescos, quanto mais fresco mais legal.

5. Torradinhas - Montar torradinhas é uma ótima sacada. E essa você pode deixar pronta e só colocar do meio do aperitivo para o final. Como se estivesse guardando o melhor para depois. Use torrada de pão italiano e aposte no salmão defumado ou no cream cheese com geleia de pimenta e framboesa. Um arraso!

Torradinhas de salmão com sour cream e de cream cheese com geleia de pimenta e framboesa.

Torradinhas de salmão com sour cream e de cream cheese com geleia de pimenta e framboesa.

6. Patê - Misture ricota fresca com qualquer coisa que quiser, e faça um patê super fresquinho em casa mesmo. Pode ser queijo gorgonzola, azeitonas picadinhas, raspas de limão siciliano, cogumelos refogados, etc. Vai da sua criatividade e do que você tiver na geladeira. ;)

7. Pães - cada vez mais a gente encontra padarias com pães artesanais, e um mais gostoso e  diferente que outro. Escolha diversas cores e sabores e faça uma cesta bem bonita! Muito importante, você pode deixar parte do pão inteiro para decorar, mas os pedaços de pães já devem estar cortados para não fazer sujeira de pão na mesa, enquanto as pessoas comem.

8. Belisquetes - esqueça o amendoim! Vamos colocar umas coisas diferentes para as pessoas beliscarem. Monte um mix com frutas secas e castanhas, fica incrível. ;)

9. Bebidas - Não importa o que vocês vão beber, se vai ser vinho, alguma bebida mais forte ou não alcóolicos. Sempre deixe uma garrafa de água para seus convidados. Fazer água aromatizada então, fica super lindo! Coloque frutas cítricas e ervas para chá, como: hortelã, capim cidreira e erva doce. Além de super saborosa fica linda.

Água aromatizada com limão siciliano e hortelã.

Água aromatizada com limão siciliano e hortelã.

10. Sobremesa - Como vamos servir um aperitivo, a sobremesa tem que ser nesse estilo também. Faça brownies e corte em pedaços pequenos para beliscar. E porções de mousse em copinhos individuais também ficam uma graça.

Gostaram? Tenho certeza que suas recepções em casa vão ficar super descoladas e os convidados vão adorar.

Se tiver alguma outra idéia me ajuda a aumentar essa lista! Comenta aqui no post ;)

Beijos:*